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10/03/14 às 14h56 - Atualizado em 7/12/22 às 10h53

Procon-DF alerta consumidores sobre golpe do boleto

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BRASÍLIA (10/03/2014) O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, alerta consumidores e fornecedores no que diz respeito a emissão de boletos em que fraudadores  cobram indevidamente faturas como se fossem tributos obrigatórios.
 
“Uma estratégia usada pelos fraudadores é encaminhar a cobrança com o prazo de vencimento expirado ou perto de vencer. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar o possível credor para verificar a autenticidade do boleto, antes de fazer o pagamento”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.

As entidades fantasmas utilizam um boleto similar ao enviado por bancos para pagamentos de tributos e apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições, caso o valor cobrado não seja quitado.

Em muitos casos, fraudadores chegam a usar a marca do banco no boleto.


Dicas:

1. Desconfiar de cobranças realizadas por e-mail ou por mensagens SMS;

2. Não repassar dados pessoais por telefone;

3. Contatar o possível credor para verificar a legitimidade da cobrança;

4. Em caso de cobrança em que o consumidor desconfie de sua origem, poderá realizar o pagamento em juízo, por meio de ação de consignação em pagamento, onde o valor fica depositado em conta judicial, sendo restituído ao consumidor no caso de ser constatada a sua ilegalidade;

5. Registrar ocorrência policial comunicando, em caso de confirmação, a fraude.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

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