De olho na movimentação do comércio com a chegada do Black Friday, o Procon dá o passo a passo para quem quer aproveitar o evento sem cair em nenhuma armadilha.
Planejamento
O primeiro passo para o consumidor não cair em cilada no Black Friday é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista. Para não se endividar, a dica é fazer uma lista de produtos que pretende comprar.
Não caia na tentação da “oportunidade única”. O evento ocorre todos os anos e, além disso, o comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano.
Pesquisa
Mesmo antes da sexta-feira, dia oficial do evento, o comércio já começa a anunciar ofertas e a estimular o consumo. É comum que empresas subam o valor do produto na véspera do Black Friday para depois baixar o preço, simulando desconto. Essa publicidade enganosa é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, e a loja pode ser penalizada.
Por isso, o segundo passo para aproveitar o Black Friday é pesquisar bastante. Verifique os preços nas lojas físicas e virtuais. Existem sites que exibem o histórico de preço dos produtos anunciados na internet, desde que se tenha a especificação do item, como por exemplo, o www.buscape.com.br.
Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da loja, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, você pode conferir se a oferta realmente foi cumprida.
Se houver descumprimento à oferta, publicidade enganosa ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor, registre uma denúncia no Procon ou no consumidor.gov . O consumidor também pode registrar denúncia ou tirar dúvidas pelo telefone 151 ou pelo e-mail 151@procon.df.gov.br.
Segurança
O terceiro passo para se dar bem é garantir uma compra segura, principalmente se for feita pela internet.
Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, especialmente de lojas que você desconhece.
Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor e na Junta Comercial do seu estado, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br.
O Procon-DF lembra que o prazo legal para o cliente se arrepender da compra é de 7 (sete) dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial.
Ainda que tenha se prevenido de acordo com todas as dicas que Procon disponibilizou, o consumidor que desejar realizar uma reclamação pode enviar para o e-mail
Reforçamos, ainda, que a equipe de fiscalização está nas ruas diariamente fiscalizando se as lojas estão cumprindo as normas do Direito do Consumidor.
Caso você se depare com lojas falsas ou golpes, denuncie à Polícia Civil do seu estado. No caso do DF, à Divisão de Defesa do Consumidor.
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151