O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon DF, registrou , somente no 1º trimestre deste ano , mais de 1.450 atendimentos relacionados a compras pela internet. Já no mesmo período do ano de 2019 foram registrados 1.044 atendimentos. Os dados mostram um aumento de mais de 40% nas demandas dos consumidores em relação às compras online. Em época de isolamento social, cresce a demanda de compras virtuais já que os meios físicos de compra estão limitados e o consumidor precisa continuar realizando compras seja de alimentos, vestuário, itens de limpeza e outros.
Somente no período de Março e Abril deste ano foram registrados mais de 900 atendimentos a consumidores com problemas relativos à não entrega de produto, demora na entrega, cobrança indevida, cobrança abusiva, produto com vício, produto diferente do pedido e desistência de compra.
Observando esse cenário de aumento no número de atendimentos referente a compras online, o Procon elaborou uma cartilha com orientações para que os consumidores possam realizar uma compra segura e sem prejuízos A cartilha traz orientações sobre cancelamento de compra, formas de pagamento, dicas contra fraudes e outras informações que são importantes para o consumidor ao realizar sua compra online. Acesse aqui a cartilha.
Se o consumidor se sentir lesado ao realizar a compra e houver algum descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor ele deve formalizar a queixa no Procon por meio de e-mail ( Verifique aqui nossas formas de atendimento) e pode se registrar no site consumidor.gov.br e abrir sua reclamação online se a empresa reclamada estiver cadastrada no site.
Dados de atendimentos Meio de consumo- Internet
Assessoria de Comunicação
Contato:imprensa@procon.df.gov.br
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151