BRASILIA (21/03/2014) A Secretaria de Justiça (Sejus) e o Procon-DF divulgaram nesta sexta-feira (21), na sede da autarquia, o resultado final da Operação Bisturi. Dez planos de saúde foram multados em R$ 4.826.610,00.
“Essa multa aplicada representa muito, pois o Distrito Federal se torna a primeira unidade da federação a ter um valor tão alto contra esses planos de saúde. Gostaria de parabenizar o Procon/DF que mais uma vez está usando a força da lei para coibir qualquer tipo de abuso ao Código de Defesa do Consumidor”, explica o secretário de Justiça, Alírio Neto.
As empresas mais reclamadas foram Qualicorp com 80 registros, SulAmérica com 23 e Golden Cross com 17. Estas três, consequentemente, receberam as maiores multas.
A iniciativa foi motivada pelo número de reclamações referentes às operadoras de plano de saúde. A primeira parte da ação, que aconteceu em dezembro de 2013, realizou o levantamento e agrupou, segundo critérios de natureza e gravidade, cada reclamação existente na autarquia.
Entre janeiro e março de 2013 foram registrados 488 atendimentos contra planos de saúde. No mesmo período deste ano, foram registrados 493 atendimentos. Entre as principais reclamações estão recusa no atendimento, negativa de cobertura e reajuste abusivo de mensalidade.
“Está na hora de dar um basta nos abusos dos planos de saúde infratores. Não podemos tolerar que o consumidor fique refém na hora que mais precisa de assistência”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
Veja os números detalhados da operação clicando aqui.
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151