O Procon alerta a população que está proibida a comercialização de pomadas de modelar e trançar cabelo em todo o país, de acordo com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do último dia 10. Segundo a Anvisa, exemplares adquiridos anteriormente e existentes em residências ou salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.
Seguindo orientações da Anvisa, o Procon informa que não existe determinação de recolhimento desses produtos até o momento, mas as pomadas devem ficar separadas e não devem ser expostas ao consumo ou ao uso. Caso os produtos sejam identificados nas operações de fiscalização, o lojista poderá ser multado devido à infração.
A agência também orienta que o consumidor que fez uso recente de pomadas para modelar e trançar cabelos, lave-os com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de contato acidental, lave imediatamente os olhos com água em abundância. Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
A Anvisa ainda recomenda aos profissionais, salões e comércio em geral que não utilizem esses produtos em nenhum cliente. O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
Para mais informações, clique aqui.
Com informações da Anvisa
Crédito da foto: Fábio Rodrigues-Pozeboom/Agência Brasil
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151