Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/25 às 16h15 - Atualizado em 31/10/25 às 16h16

Procon participa do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas Bancárias que começa neste sábado

COMPARTILHAR

O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria do Consumidor, participa, a partir deste sábado, do Mutirão Nacional de Negociação de Dívida e Orientação Financeira, iniciativa da Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil, em parceria com o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

 

A ação, desenvolvida em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acontece durante todo o mês de novembro e busca oferecer condições especiais para que consumidores renegociem dívidas bancárias em atraso, com possibilidade de parcelamento, redução de juros ou descontos sobre o valor total devido.

 

“É uma oportunidade para o consumidor sair da inadimplência, limpar seu nome com condições especiais e entrar em 2026 com as finanças em dia”, destacou Renata Ruback, presidente da Proconsbrasil.

 

Além de trazer alívio financeiro imediato, o mutirão tem como objetivo promover a educação financeira e prevenir o superendividamento.

 

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritas.

 

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou financeiras. O consumidor deve entrar em contato com a instituição credora pelos canais oficiais, informar que deseja renegociar a dívida pelo Mutirão Nacional, e verificar as condições de desconto e prazos oferecidas.

 

Consumidores com conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também podem utilizar a plataforma para participar da negociação. Mais de 160 instituições financeiras aderiram à iniciativa, ampliando o alcance do mutirão em todo o país.

 

“Todo acordo começa com um valor que o consumidor consiga pagar. Para isso, é importante rever os gastos, reservar parte da renda para a negociação e envolver a família nesse esforço. A organização financeira é fundamental para sair das dívidas e da lista de inadimplentes” orienta Renata Ruback, presidente da ProconsBrasil.

 

A primeira edição do mutirão, realizada em março deste ano, resultou na repactuação de mais de 1,4 milhão de contratos com bancos e financeiras em todo o país, contribuindo para a recuperação do crédito e o equilíbrio financeiro das famílias.

 

O Procon-DF está à disposição para orientar os consumidores durante o período do mutirão.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151

Governo do Distrito Federal