Governo do Distrito Federal
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27/03/18 às 13h40 - Atualizado em 14/08/18 às 9h54

Resultados alcançados

Relatório de Atividades – 2017

 

Trata-se o presente relatório das ações de melhoria e atividades realizadas no Procon-DF no decorrer do ano de 2017, tais como:

 

Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em toda área meio do Procon-DF.

 

Finalização da reforma do espaço ocupado pela sede do Procon.

 

Ações para modernização do Instituto e implantação de gestão mais eficiente, tais como:
Mobiliário: recebimento e montagem de móveis novos em março de 2017.

Divisórias de ambientes: recebimento e montagem do novo layout para melhor atender aos servidores e à comunidade em abril de 2017.

Cabeamento: início da instalação do cabeamento estruturado e serviços diversos em novembro de 2017.

 

Ações voltadas para a Defesa do Consumidor, tais como:

 

FISCALIZAÇÃO:

Foram realizadas diversas operações, conforme abaixo:

Fiscalizações de ofício;

Operação Dia dos Pais;

Operação Dia das Mães;

Operação Páscoa;

Operação nos Supermercados;

Blitz nos Aeroportos;

Fiscalização nos Postos de Combustíveis.

 

Durante o ano foram feitos:

741 autos de infração;

1.746 autos de constatação;

1.369 relatórios de visita.

 

ATENDIMENTO DIRETO AO CONSUMIDOR:

Atendimentos do Procon: Total: 53.394 (Presencial: 38.938 + Central 151: 14.456)

 

Atendimentos do Procon-DF por posto – 2017
Posto Brazlândia Ceilândia Gama Guará Planaltina Riacho Fundo Rodoviária Sobradinho Taguatinga Sede (Central) 151 Presencial Procon Móvel 151 Total
2017 678 7.165 5.048 1.313 1.152 2.784 3.067 2.261 7.591 7.799 64 16 14.456 53.394
*dados retirados do SINDEC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

 

Audiências de conciliação: 230 audiências de tentativa de conciliação.

 

Registrou-se a baixa de 987 reclamações como fundamentadas atendidas; 725 reclamações como fundamentadas não atendidas e 1.848 reclamações como encerradas/não fundamentadas.

 

Participação em ações de atendimento externas/extraordinárias, tais como:
Mutirão da Cidadania em Planaltina-DF;

Feira Rua 25 de Março Brasília;

46º aniversário de Ceilândia;

XXIV Ação Social Rotary;

Dia Internacional do Consumidor;

Mutirão de Renegociação de Dívida;

Semana de Conciliação BRBCARD;

Mutirão Conciliação Caixa;

Mutirão Conciliação Banco do Brasil.

 

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: 3.856 notificações para empresas apresentarem defesa escrita nos processos administrativos correspondentes.

 

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO: Lançamento do Edital de Chamamento Público para seleção de 5 projetos a serem financiados pelo Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor, que ainda estão em processo de conclusão.

 

 

Relatório de Atividades – Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor – 2017

 

Ação (1471) – Modernização de sistema de informação

Descrição: Financiamento de projetos para aquisição de sistema de informação, visando adequar as diversas plataformas de atendimento do IDC-Procon-DF (Procon Digital, aplicativo do Procon, sistema de TI no atendimento presencial, atendimento telefônico).

Resultado alcançado

2017 – Foram apresentados três projetos ao Conselho de Administração na área objeto da ação: aquisição de material permanente e serviços na estrutura de cabeamento (TI) do Procon; aquisição de serviços e material de segurança da rede (firewall) e aquisição de scanners para o instituto. A execução desses projetos ficou para o exercício de 2018.

 

Ação (2267) – Assistência ao consumidor

Descrição: Selecionar projetos de entidades civis sem fins lucrativos, com a celebração de convênios.

Resultado alcançado

2017: Foi publicado edital de chamamento público para seleção de projetos de entidades civis sem fins lucrativos, na data de 16 de junho de 2017 (DODF n. 114, página 268). O edital está suspenso aguardando a nomeação dos novos conselheiros para que haja julgamento e a efetiva seleção de projetos.

 

Ação (4220) – Gestão de recursos de Fundos

Descrição: Ampliar a quantidade de postos de atendimento do Procon-DF, visando atender a um maior número de regiões administrativas, equipando com material permanente e oferecendo acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Resultado alcançado

2017: Ainda não houve apresentação de projetos para atender a essa ação. A justificativa se dá por falta de servidores para serem nomeados e poderem efetuar o atendimento em novos postos.

 

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo de Brasília

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