Brasília (27/11/2013) O Procon-DF orienta os consumidores a ficarem atentos ao realizar compras durante o Black Friday, evento que acontece na próxima sexta-feira e foi trazido ao Brasil com o objetivo de garantir descontos em lojas virtuais.
“O consumidor precisa verificar a segurança do site e ficar atento aos prazos de entrega. É recomendável que os arquivos da transação eletrônica sejam guardados, para que fique assegurada a entrega do produto dentro do prazo e com as especificações solicitadas, sempre respeitando o prazo de sete dias de arrependimento”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
A estimativa é que em 2013, cerca de 300 lojas virtuais participem da promoção. Os descontos anunciados por algumas redes, pela internet, podem chegar a 90% incluindo grandes varejistas.
Além de verificar a segurança do site, é necessário que o consumidor pesquise antecipadamente os preços dos produtos para evitar surpresas desagradáveis após a compra.
Este ano, a organizadora do evento Camara-e.net, preparou um Código de Ética do Black Friday, para dar maior transparência aos sites de comércio eletrônico.
As lojas que aderirem ao Black Friday serão identificadas com o selo “Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não siga o Código de Ética, poderá sofrer suspensão temporária de participação no evento ou cassação do direito de utilização do selo.
O Procon-SP disponibiliza uma lista com sites não recomendados, confira.
Veja algumas dicas para comprar de forma segura:
PROCON
Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151