Governo do Distrito Federal
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1/08/13 às 19h33 - Atualizado em 29/10/18 às 10h31

Procon resolve problema de consumidor em conciliação

O Procon-DF realizou nesta quinta-feira mais uma conciliação entre clientes e fornecedores. A Jorlan, empresa do grupo General Motors, se comprometeu a realizar troca de veículo Captiva que apresentava defeito por um Cruze zero quilômetro, a pedido da consumidora Helena Maria, que procurou o Procon para solucionar o problema.

“Essa ação é extremamente benéfica para a empresa. É um momento de conversa e conciliação fora do ambiente jurídico que muitas vezes não acontece. Estamos satisfeitos com o resultado”,  observa July Ferreira, advogada do grupo Jorlan.

“Quando procuramos o Procon-DF, tivemos a certeza de que teríamos a situação resolvida. Resolvemos o problema de uma maneira que acabou ficando boa para as duas partes”, destacou a consumidora Helena Maria.

A sala de conciliação é o espaço para a promoção de encontros, sempre na presença de um mediador designado pelo Instituto, entre consumidores e fornecedores, que serão previamente comunicados sobre data e horário de comparecimento por meio de uma notificação.

“A conciliação é o método mais eficaz para resolver os conflitos na relação de consumo e diminuir a quantidade de processos juridicos”, ressalta Todi Moreno, diretor-geral do Procon-DF.

No futuro, com a aprovação dos projetos de alteração do Código de Defesa do Consumidor, em trâmite no Congresso Nacional, há a possibilidade das audiências de conciliação substituírem aquelas realizadas pelo Poder Judiciário.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

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