Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/13 às 14h46 - Atualizado em 29/10/18 às 10h32

Procon-DF registra variações de até 40% em ovos de páscoa

Pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), órgao vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), feita nos dias 19 e 20 de março, aponta diferença de preços em ovos de páscoa de mais de 39% de um estabelecimento comercial para outro.

O levantamento, realizado em quatro lojas do comércio local – Carrefour, WallMart, Extra e Lojas Americanas – , avaliou itens como peso, tamanho (número) e valor cobrado. Foram desconsiderados os ovos que porventura não foram localizados em alguma das lojas. A pesquisa comparou preços de 38 ovos de páscoa das marcas Nestlé, Lacta, Garoto e Ferrero Rocher.

Os ovos de chocolate Alpino, de 375 gramas; Alpino Dark, de 350 gramas; e Especialidades, de 375 gramas, apresentaram a maior diferença de preços, com até 39,98% de variação entre os estabelecimentos visitados.

Já o produto Princesas, de 200 gramas, apresentou a menor diferença de valores, com o preço médio de R$ 30,24 e 2,2% de variação entre os preços pesquisados. Para a diretora de fiscalização do Procon-DF, Laiane Soares, a pesquisa de preço tem o objetivo de informar o consumidor para uma melhor decisão na escolha de produtos. “É importante que, antes de comprar, o consumidor faça pesquisas para verificar as oscilações de preços e tome a melhor decisão” , explica. Os preços divulgados podem mudar em função da data de coleta dos dados.

Dicas de Consumo

A numeração apontada na embalagem do ovo não tem relação com a indicação do peso do produto e não é equivalente entre os fabricantes. Ao escolher o ovo, o consumidor deve observar e comparar o peso, a qualidade e o preço.

Embalagens dos ovos que contém brinquedos devem informar: faixa etária ou idade a que se destina, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), importador (caso o brinquedo seja importado), instruções de uso e de montagem, eventuais riscos que possam apresentar a criança, selo de segurança InMetro e selo do órgão credenciado.

Outras informações importantes são o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151