Governo do Distrito Federal
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20/02/14 às 15h14 - Atualizado em 29/10/18 às 10h30

Procon-DF orienta consumidores sobre empréstimos

(BRASÍLIA, 20/02/2014) – O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, orienta os consumidores que desejam contrair empréstimos. Na busca pelo crédito fácil, muitos consumidores são alvos de agentes financeiros que oferecem empréstimos vantajosos a juros baixos.

“Os consumidores devem ficar atentos aos detalhes quando desejarem fazer um empréstimo. É importante pesquisar a taxa de juros, comparando com outras instituições financeiras para saber exatamente quanto a dívida vai pesar no bolso”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.  

Na semana passada, financeiras foram notificadas e poderão ser multadas pelo Procon-DF, em virtude de reclamações de consumidores.

Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades como propaganda enganosa, ausência do informativo de liquidação antecipada dos débitos e ausência de informação do telefone 151 no estabelecimento.  

Consumidores que registraram reclamações no Procon-DF, alegaram que o panfleto distribuído nas ruas ofertava empréstimos sem consulta ao SPC e SERASA, mas ao chegarem no estabelecimento para fazer o cadastro, a consulta teria que ser feita para ser aprovado o empréstimo. 

Além de terem recebido multa, decisão que ainda cabe recurso, as empresas serão inscritas no cadastro de Reclamações Fundamentadas – levantamento, com divulgação anual, que reúne os fornecedores que geraram reclamações na autarquia.

Em 2013, o Procon-DF registrou 361 reclamações referentes a crédito consignado, empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do salário. Em janeiro e fevereiro de 2014, foram registradas 39 reclamações.


Veja algumas dicas que podem ser úteis no momento de se contrair um empréstimo:

– Não tome decisões precipitadas. Mesmo que a proposta pareça irrecusável, pense bem, avalie suas dívidas e converse com seus familiares;

– As parcelas do empréstimo não devem comprometer o orçamento familiar mensal, pois podem levar o consumidor ao superendividamento;

– Contrate empréstimos de instituições financeiras reconhecidas, que possuam filiais no Distrito Federal, facilitando contatos e negociações;

– Não aceite a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo e desconfie de propostas vantajosas a juros muito baixos;

– Nunca forneça o cartão ou a senha do banco a outra pessoa;

– Leia o contrato atentamente. Se tiver dificuldade para entender, peça ajuda a alguém de sua confiança. Na dúvida, não assine! É seu direito ter cópia do contrato preenchido e assinado;

– Se, de alguma forma, você se sentiu prejudicado ou violado nos seus direitos, como por exemplo, quando as parcelas são maiores do que foi contratado, exerça a sua cidadania e reclame perante os órgãos de defesa do consumidor;

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

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