27/11/13 às 16h32 - Atualizado em 29/10/18 às 10h30

Procon-DF orienta consumidores a fazerem compras seguras durante o Black Friday

Brasília (27/11/2013) O Procon-DF orienta os consumidores a ficarem atentos ao realizar compras durante o Black Friday, evento que acontece na próxima sexta-feira e foi trazido ao Brasil com o objetivo de garantir descontos em lojas virtuais.

“O consumidor precisa verificar a segurança do site e ficar atento aos prazos de entrega. É recomendável que os arquivos da transação eletrônica sejam guardados, para que fique assegurada a entrega do produto dentro do prazo e com as especificações solicitadas, sempre respeitando o prazo de sete dias de arrependimento”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.

A estimativa é que em 2013, cerca de 300 lojas virtuais participem da promoção. Os descontos anunciados por algumas redes, pela internet, podem chegar a 90% incluindo grandes varejistas.

Além de verificar a segurança do site, é necessário que o consumidor pesquise antecipadamente os preços dos produtos para evitar surpresas desagradáveis após a compra.

Este ano, a organizadora do evento Camara-e.net, preparou um Código de Ética do Black Friday, para dar maior transparência aos sites de comércio eletrônico.

As lojas que aderirem ao Black Friday serão identificadas com o selo “Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não siga o Código de Ética, poderá sofrer suspensão temporária de participação no evento ou cassação do direito de utilização do selo.

O Procon-SP disponibiliza uma lista com sites não recomendados, confira.

Veja algumas dicas para comprar de forma segura: