Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/15 às 18h29 - Atualizado em 29/10/18 às 10h29

Procon –DF participa de congresso mundial voltado ao direito do consumidor


O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF) participa do 20º Congresso Mundial da Consumers International, no Centro Internacional de Convenções de Brasilia (CICB). O evento que acontece hoje e amanhã reunirá representantes de mais de 120 países e teve a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, na abertura.

O Congresso Mundial discute temas de impacto mundial nas relações de consumo, como o empoderamento do consumidor e novas linhas de pensamento e ideias sobre diversas questões relacionadas aos consumidores, além de debater sobre a atualização do Código de Defesa do Consumidor; as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e o site Consumidor.gov.br.

O diretor-geral do Procon-DF, Paulo Marcio Sampaio,  acredita que o congresso é uma ótima oportunidade para discutir a atualização do Código de Defesa do Consumidor – CDC. “O consumidor moderno mudou e por isso que ele precisa ter o seu direito mudado. Fazer esse evento no Brasil, principalmente aqui na capital federal é muito importante para todos nós moradores do DF, até porque aqui o direito do consumidor é preservado e exaltado como uma forma de cidadania”, afirma Paulo Marcio.

A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, afirmou que o Brasil é uma referência na proteção do consumidor em âmbito internacional, e que esta é uma das razões para a escolha do país como sede do congresso. “O Brasil foi escolhido para sediar o congresso por ser uma referência na proteção do consumidor em âmbito internacional. São 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, uma lei que serviu de exemplo para outros países”, concluiu a secretária.

A Consumers International é uma organização internacional, fundada em 1960, que reúne membros associados para atuar globalmente em favor dos consumidores.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151