Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/13 às 15h26 - Atualizado em 29/10/18 às 10h32

Primeira Escola do Consumidor do Brasil será lançada amanhã

BRASÍLIA (3/6/2013) – Esclarecer sobre direitos, fomentar o consumo consciente e capacitar agentes que atuam na defesa do consumidor são os objetivos da Escola do Consumidor, cujo lançamento acontece amanhã (4/6), às 10h30, na Rodoviária do Plano Piloto.

“Vamos educar o cidadão para o consumo e informá-lo sobre os benefícios a que tem direito. Um exemplo é o tema tarifa social de energia elétrica, que será trabalhado pelos educadores junto às famílias de baixa renda e potenciais beneficiárias”, explica Alírio Neto, secretário de Justiça do Distrito Federal.

Essa é a primeira Escola do Consumidor do Brasil. O objetivo é fazer visitas educativas a consumidores e a fornecedores, em residências e em locais de grande circulação, especialmente para esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor, entre outras ações que visem beneficiar o cidadão.

“Vamos distribuir cartilhas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os servidores serão atualizados sobre novas leis e repassarão aos cidadãos, que serão orientados corretamente sobre como proceder quando sentirem-se lesados ou quiserem informações de qualquer assunto”, detalha Todi Moreno, diretor do Procon-DF.

Para a abordagem, a Secretaria de Justiça – responsável pela iniciativa de criação da Escola do Consumidor do DF – orientou o uso de vestimenta e crachá funcional para identificação dos educadores.

Estão em curso convênios e parcerias com especialistas, órgãos e entidades de defesa do consumidor com o intuito de promover a capacitação dos técnicos que atuarão no projeto.

Participarão do ato de lançamento o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).

Serviço:

Que: Lançamento da Escola do Consumidor

Data: 4/6/2013

Horário: 10h30

Onde: Rodoviária do Plano Piloto (Endereço: Setor Central – Área Especial)

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151