Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/13 às 17h44 - Atualizado em 29/10/18 às 10h32

Novo diretor do Procon-DF toma posse

O secretário de Justiça, Alírio Neto, deu posse ao novo diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Todi Moreno, na manhã desta quarta (10/4), no auditório da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

Na ocasião, o Secretário anunciou medidas importantes criadas para melhoria do Instituto. No que concerne à fiscalização, serão intensificadas blitze para apuração de irregularidades referentes à lei das filas, a operadoras de telefonia e a planos de saúde. Também foi anunciado o início do programa “Escola nas Ruas”, ação da Escola do Consumidor que fará visitas domiciliares para informar à população sobre os direitos do Consumidor. Já as Cidades do DF que não possuem postos fixos de atendimento poderão ser atendidas pelo Procon Móvel, unidade itinerante – em fase de reativação – que atenderá reclamações e denúncias, além de levar informações sobre os direitos do Consumidor.

Interrompidas desde 2010, o Procon-DF retomará as audiência de conciliação, que implica na promoção de encontros, na presença de um conciliador, entre consumidores e fornecedores, para a resolução de conflitos. A finalidade é aumentar o índice de resolução das reclamações registradas.

Pela primeira vez na história, o Procon-DF decide uniformizar sua equipe, proporcionando mais conforto aos servidores, organização, padrão e qualidade no atendimento. Outra novidade é o sistema de atendimento virtual. Após alguns meses de funcionamento em fase experimental, o sistema digital do Procon-DF passa a operar em caráter definitivo, possibilitando ao consumidor, além de efetuar orientações e denúncias, registrar as reclamações sem a necessidade de enfrentar filas no atendimento presencial e com a mesma eficácia.

Será ainda implementada uma sala para uso específico de advogados, representantes de fornecedores e consumidores, com o objetivo de proporcionar aos profissionais que atuam na resolução de conflitos nas relações de consumo um atendimento diferenciado.

Além disso, foi destacada a nomeação de 83 servidores aprovados no primeiro concurso público do Procon-DF que, após capacitação, foram lotados em unidades do Procon-DF, profissionalizando a carreira que atua em defesa do Consumidor.

Perfil do novo diretor-geral do Procon-DF

Todi Moreno nasceu em Brasília-DF, é casado e pai de três filhos. Graduou-se em Comunicação Social pelo Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa (Unicespe) do Distrito Federal. Todi foi coordenador de Assuntos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (Cacaj), subsecretário para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude do DF (SUBJUV) e sempre destacou-se como líder para a juventude brasiliense.

O profissionalismo sempre foi ponto forte nos trabalhos desenvolvidos para a sociedade do DF. À frente da Subsecretaria para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude do Distrito Federal, Todi Moreno executou diversos projetos e desenvolveu diversas ações para as comunidades mais carentes da cidade. O mesmo aconteceu no comando da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos. Agora, no Procon-DF, o desafio é defender a principal missão do órgão: trabalhar para o consumidor e defendê-lo.

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151