Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/20 às 10h44 - Atualizado em 8/04/20 às 10h45

Coronavírus: Procon-DF notifica 500 farmácias por preço abusivo

 

Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) notificou pelo menos 500 farmácias e drogarias do Distrito Federal por possível aumento abusivo do preço de produtos usados na prevenção do novo coronavírus, como álcool em gel, luvas e máscaras.A ação fiscalizatória resultou na apreensão de mais de mil produtos de origem e qualidade duvidosa e recebeu mais de 700 denúncias.

 

 

Após a verificação das notas fiscais de compra e venda dos fornecedores notificados, caso sejam comprovados os preços e as práticas abusivas , o Órgão instaura processo administrativo em que podem ser aplicadas as penalidades de multa, interdição e, até, cassação de registro. As sanções administrativas estão previstas no Código de Defesa do Consumidor.

 

O valor da multa no bolso do estabelecimento varia conforme vários fatores,como, por exemplo, a vantagem auferida com o preço abusivo, a reincidência na prática ilegal e a própria condição econômica do negócio.

 

Assessoria de Comunicação Social

Contato : imprensa@procon.df.gov.br

 

Instituto de Defesa do Consumidor - Governo do Distrito Federal

PROCON

Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, Quadra 08, Bloco B-60, Sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900 - Telefone: 151